terça-feira, 18 de julho de 2017

O sublime jogo eterno de amor de śrī Rādhākṛṣṇa.
Śrī Rādhākṛṣṇa é a combinação dos aspectos masculino e feminino de Deus, onde śrī Kṛṣṇa, a oitavo avatāra (encarnação divina) de śrī Viṣṇu, representa a própria personalidade de Deus, e śrī Rādhā, sua consorte (uma das encarnações de śrī Lakṣmī) representa śakti: a potência do êxtase do Amor Divino, que conecta Criador e criatura. As duas manifestações, masculina e feminina, unidas, representam o Divino em sua totalidade.

Na etimologia sânscrita, rādhā significa “sucesso”, “prosperidade”, e também está relacionada com o termo “bondade”. Naturalmente, reflete a doçura da personalidade celestial de śrī Rādhārani.

Já a palavra kṛṣṇa significa “preto”, literalmente. Porém, o termo também está associado à personalidade toda-atraente de śrī Kṛṣṇa, a manifestação divina que personifica o prazer transcendental.

O relacionamento entre ambos foge do padrão tradicional das escrituras de orientação vaiṣṇava. O casal divino que precedeu śrī Rādhākṛṣṇa foi śrī Sītā-Rāma (a consorte, manifestação de śrī Lakṣmī, e sétima encarnação de śrī Viṣṇu, respectivamente), representava o zelo pela moral e discrição, um casal firmemente orientado pelos costumes da sociais, com o compromisso selado pelo casamento tradicional.

Já o caso de amor de śrī Rādhākṛṣṇa nunca foi consumado pelo fogo do casamento. Śrī Kṛṣṇa possuía outras esposas principais, Rukmiṇī e Satyabhāma, com quem constituiu família.

Junto à śrī Rādhā, o Senhor Kṛṣṇa desenvolveu uma relação de profundo amor baseada em uma incessante busca mútua, visto que as nuances da vida insistiam em pô-los distantes um do outro.

As līlās (passatempos divinos) vivenciadas por śrī Rādhākṛṣṇa se deram na cidade de Vṛndāvana, centro-norte da Índia. Obras como Brahmavaivarta PurāṇaDevībhāgavatam Purāṇa narram alguns episódios, mas é no poema Gītā Govinda – composto por Jayadeva Gosvāmī – que a plenitude deste amor transcendental é exposta em sua forma mais profunda.

O auge de toda a relação acontece na Rāsa-līlā, também conhecida como “a Dança do Amor Divino”, tido como um dos passatempos mais emblemáticos de śrī Kṛṣṇa. Neste, as gopīs (vaqueiras, das quais śrī Rādhā parte – e que, na verdade, são emanações da mesma) são atraídas à floresta, para longe de seus familiares e obrigações, ao serem encantadas pela música celestial que emana da flauta do Todo-Atraente.

Rāsa-līlā, a Dança do Amor Divino.

Por meio de uma sublime profundidade estética, o encontro é descrito com riqueza de sutis detalhes, que narram o encontro de śrī Rādhā e suas emanações (todas as demais gopīs) em uma dança mística carregada de significados. Nela, śrī Bhagavān multiplica-se através de sua Yogamāyā – a potência interna em forma de misericórdia, que permite a conexão com o Supremo através do êxtase transcendental do amor de Deus – para unir-se com cada uma das vaqueiras, que são a própria emanação de seu poder criativo (śakti; śrī Rādhā). Śrī Kṛṣṇa também usa seus poderes para estender a duração desta noite a uma Noite de Brahmā, cerca de 4,32 bilhões de anos terrestres.

Assim, este passatempo representa a união da consciência e da potência criativa de Deus, o masculino e o feminino, respectivamente. Revela, pois, a natureza transcendental do Absoluto, estabelecida além do tempo e espaço que, por sua vez, emanam dele e de seu poder infinito.

Tão poderosa é esta līlā que o Bhāgavata Purāṇa estabelece que todos aqueles que ouvirem ou descreverem-na com verdadeira fé, alcançam o puro amor devocional de śrī Kṛṣṇa. De tão importante, ela não é apresentada publicamente dentro das tradições vaiṣṇavas. Seus profundos detalhes só são revelados para aqueles que já estão em um nível bastante avançado.

Invocações mântricas para o ritual

श्रीराधा
śrī rādhā

गायत्री
gāyatrī

ॐ वृषभानुजाय विद्महे
कृष्णप्रियायै धीमहि ।
तन्नो राधा प्रचोदयात् ॥

oṃ vṛṣabhānujāya vidmahe
kṛṣṇapriyāyai dhīmahi
tanno rādhā pracodayāt

Contemplamos Aquela que é filha de Vṛṣabhānu,
Meditamos na favorita de Kṛṣṇa.
Reverenciamo-nos à Esplendorosa, para que nos ilumine com sabedoria.

श्रीकृष्ण
śrī kṛṣṇa

गायत्री
gāyatrī

ॐ दामोदराय विद्महे
रूक्मिणीवल्लभाय धीमहि ।
तन्नो कृष्णः प्रचोदयात् ॥

oṃ dāmodarāya vidmahe
rukmiṇīvallabhāya dhīmahi
tanno kṛṣṇaḥ pracodayāt

Contemplamos Aquele que é ligado pelo amor e afeição,
Meditamos no amado de Rukmiṇī.
Reverenciamo-nos ao Todo-Atraente, para que nos ilumine com sabedoria.


harekṛṣṇasya mahāmantra (“o grande mantra harekṛṣṇa”)

हरे कृष्ण हरे कृष्ण
कृष्ण कृष्ण हरे हरे ।
हरे राम हरे राम
राम राम हरे हरे ॥

hare kṛṣṇa hare kṛṣṇa
kṛṣṇa kṛṣṇa hare hare

hare rāma hare rāma
rāma rāma hare hare

Clamo pela śakti (potência energética, neste caso, śrī Rādhā) d’Aquele que é o Todo-Atraente.
Clamo pela śakti (potência energética, neste caso, śrī Sītā) d’Aquele em que todos encontram a felicidade (śrī Rāma). *

* Obs.: As traduções dos de mantras variam de tradição para tradição. Neste caso,  tradução acima foi concebida a partir do pensamento da tradição Gauḍīya Vaiṣṇava, raíz do Movimento Harekṛṣṇa

Nossos satsaṅgas com Ayahuasca à śrī Rādhākṛṣṇa acontecem no próximo sábado, dia 15/07, no Templo Polimata em Mairiporã, e no dia 22/07 no Templo Polimata de Campinas, a partir das 19h.

Por volta das 20h, teremos aula de língua sânscrita aplicada ao mantrayoga.

Siga a programação no evento do Facebook.

Ingressos antecipados no site da Ordem Polimata.

Todas as Glórias à śrī Guru Mahārāja Ācārya Mahāsūrya Paṇḍita Svāmī!

Todas as Glórias à śrī śrī Rādhākṛṣṇa!

Minhas mais humildes, sinceras e profundas reverências,
                                                                                                                                  
Yuri D. Wolf 

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